SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número89Petróleo: energia do presente, matéria-prima do futuro?Diagnóstico da pesquisa em biodiversidade no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Bookmark


Revista USP

versão impressa ISSN 0103-9989

Resumo

STEINER, João; SODRE, Laerte; DAMINELI, Augusto  e  OLIVEIRA, Cláudia Mendes de. A pesquisa em astronomia no Brasil. Rev. USP [online]. 2011, n.89, pp. 98-113. ISSN 0103-9989.

Apresentamos uma breve história da pesquisa na astronomia brasileira. Ela teve grande impulso a partir de 1970, tendo crescido em produção científica a uma taxa média anual de cerca de 11% até 2000. Daí em diante a taxa de crescimento diminuiu apreciavelmente. Apresentamos, também, um recenseamento dos grupos de pesquisa e das pós-graduações. Existem pesquisadores com doutorado em astronomia em 41 instituições, a maioria com apenas um ou dois pesquisadores. Os programas de pós-graduação formam, atualmente, cerca de 30 mestres e 25 doutores por ano. Finalmente apresentamos algumas perspectivas assim como nosso ponto de vista sobre o acordo do Brasil com o European Southern Observatory (ESO).

Palavras-chave : astronomia brasileira; ensino; pesquisa; ESO.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português