SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número89A pesquisa espacial no Brasil: 50 anos de Inpe (1961-2011)O financiamento do gasto em P&D do setor privado no Brasil e o perfil dos incentivos governamentais para P&D índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Bookmark


Revista USP

versão impressa ISSN 0103-9989

Resumo

QUEIROZ, Sérgio. Obstáculos ao investimento em P&D de empresas estrangeiras no Brasil. Rev. USP [online]. 2011, n.89, pp. 244-255. ISSN 0103-9989.

O objetivo deste artigo é apontar para a presença de certas barreiras ao investimento em P&D de empresas estrangeiras no Brasil, assim como discutir condições para sua superação. Seu ponto de partida é o de que as subsidiárias brasileiras de empresas internacionais, que, em seu conjunto, já participam significativamente do esforço total de P&D empresarial, poderiam ampliar ainda mais essa participação no futuro desde que essas barreiras ao investimento em P&D externo possam ser contornadas. As conclusões principais são de que são boas as perspectivas de atração de investimentos em P&D "orientados pelo mercado". O que, no passado relativamente recente, constituía uma barreira hoje se tornou uma vantagem em decorrência do peso crescente das grandes economias emergentes no mercado global. Quanto aos investimentos em P&D "orientados pela tecnologia", persistem muitas dificuldades para o país tornar-se atraente, especialmente com relação à formação de recursos humanos de alto nível e à presença de instituições acadêmicas sólidas e de clusters tecnológicos de certo porte.

Palavras-chave : empresas estrangeiras; investimentos em P&D; mercado; clusters.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português